Poluição visual

Equipes do segundo mutirão para retirada dos fios em desuso encontram desafios no Calçadão

Equipes do segundo mutirão para retirada dos fios em desuso encontram desafios no Calçadão

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Nesta terça-feira (01), desde às 8h, a segunda ação de retirada dos fios em desuso começou na Rua Dr. Bozano. O mutirão passou já pelo Calçadão e vai seguir até as 17h. Foram retirados cerca de 250 Kg. O objetivo é chegar até a Avenida Borges de Medeiros, por isso, na quarta-feira (02), a retirada continua no percurso que ainda falta. Até dezembro deste ano, vão ser realizadas ao todo 12 ações em algumas das principais vias da cidade,quinzenalmente, mas caso chova a ação é adiada para a semana seguinte. No Calçadão, por causa da fachada das lojas, as equipes de telecomunicações encontraram desafios na retirada dos cabos. 

Quem passou pela Rua Floriano Peixoto com a Rua Dr. Bozano deparou-se com o trânsito um pouco mais lento e com vários fios caídos pelas calçadas. O objetivo do mutirão é retirar cabos de telefonia e de internet que não estão mais em uso visando diminuir riscos de acidentes e tornando a cidade mais limpa visualmente. A primeira via atendida foi a Rua do Acampamento, de onde foram recolhidos 440 kg de fios em dois dias.

Particularidades da Dr. Bozano

A iniciativa é resultado de um acordo firmado entre prefeitura, RGE e empresas de telecomunicações. A decisão foi estabelecida em audiência pública entre os envolvidos, que ocorreu no início de junho como uma das etapas de um inquérito civil em andamento no Ministério Público.

O MP fixou uma multa no valor de R$ 15 mil por dia para aqueles que não comparecerem nas ações. Nesta segunda retirada, dentre as 25 empresas de telefonia e internet que possuem contrato com a RGE, segundo o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Martini Sanchotene, até as 11h, todas haviam aderido ao mutirão. 

Pela parte da manhã foi realizada toda parte do Calçadão Salvador Isaia. Conforme o secretário, a rede do local é mais antiga e o procedimento é diferente da retirada do cabo dos postes:

–  A rede elétrica aqui acompanha a de telefonia. Nos postes têm diferença de tamanho nas redes, no Calçadão, não. Por isso, as equipes precisam ter mais cuidado, porque vão entrar em contato com cabos energizados. Além disso, nas marquises das lojas, algumas fizeram o fechamento da fachada para esconder os fios. Por isso, nesses casos, fica a responsabilidade para o estabelecimento retirar. 

Outra particularidade do Calçadão é a impossibilidade de fazer a marcação dos cabos que podem ser retirados, porque estão todos juntos com a rede elétrica. Assim, os técnicos das empresas precisaram testar um por um para fazer a retirada dos fios em desusos. 

Além das empresas de telecomunicações, a RGE também acompanha o trabalho em período integral. De acordo com Sanchotene, possivelmente, a ação desta terça-feira vai seguir até a Rua Barão do Triunfo. 

Poluição Visual 

No percurso da Rua Dr. Bozano com a Floriano Peixoto, e com a Serafim Valandro, as fachadas dos estabelecimentos comerciais sofrem com a poluição visual que o emaranhado de fios causa. A gerente de uma loja de cosméticos, Flávia Cabreira, 35 anos, já conseguiu ver a diferença estética com o início da retirada. 

– Acho importante zelar pela questão da estética, muito para os visitantes e para nós comerciantes ter uma visão menos poluída na cidade. Nas entregas e circulação de caminhos, os fios caídos atrapalhavam um pouco – explica Flávia

O aposentado Valdecindo Flores Canabarro, 80 anos, relata que a ação de retirada é muito importante para os pedestres, porque dá mais segurança à população. Para ele, toda a rede deveria ser subterrânea para deixar a cidade esteticamente mais bonita. 

Trânsito

  • As mudanças ocorrem no ponto de táxi na esquina entre as ruas Dr. Bozano e Floriano Peixoto, que apenas mudará de lado, ficando em frente à Eny, no lado esquerdo da via 
  • Já as vagas da Zona Azul serão destinadas às equipes que realizarão o serviço nos postes e serão liberadas conforme o andamento dos trabalhos 
  • A parada de ônibus na Rua Dr. Bozano, após a Rua Serafim Valandro, será suprimida. O ponto já existente entre as ruas Duque de Caxias e Conde de Porto Alegre deverá ser utilizado pela população
  • No segundo dia de atividades na via, as paradas de ônibus novamente serão suprimidas temporariamente, devendo os usuários se dirigirem às próximas paradas. O sub ponto de táxi, antes da Rua Barão do Triunfo, estará localizado no lado esquerdo da via
  • Conforme a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, poderão ocorrer bloqueios momentâneos no trânsito para a execução do serviço

Confira o cronograma dos mutirões

8 de agosto

  • Rua dos Andradas (entre Rua André Marques até a Rua Barão do Triunfo)

22 de agosto

  • Rua dos Andradas (entre Rua Barão do Triunfo até a Rua Caldas Jr)

05 de setembro

  • Rua Venâncio Aires (entre Avenida Dom Ivo Lorscheiter até a Avenida Borges de Medeiros)

19 de setembro

  • Rua Venâncio Aires (entre Avenida Borges de Medeiros até Rua Serafim Valandro)

17 de outubro

  • Rua Venâncio Aires (entre Serafim Valandro até Benjamin Constant)

31 de outubro

  • Avenida Dois de Novembro (em toda a sua extensão)

07 de novembro

  • Avenida Presidente Vargas (entre Floriano Peixoto até a Rua Visconde de Pelotas)

21 de novembro

  • Avenida Presidente Vargas (entre Visconde de Pelotas até Walter Jobim)

05 de dezembro

  • Avenida Walter Jobim (centro-bairro)

19 de dezembro

  • Avenida Walter Jobim (bairro-centro)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

É normal fazer calor em agosto? Entenda Anterior

É normal fazer calor em agosto? Entenda

Campanha do Agasalho 2023 arrecadou 79 mil peças e beneficiou mais de 7 mil pessoas em Santa Maria Próximo

Campanha do Agasalho 2023 arrecadou 79 mil peças e beneficiou mais de 7 mil pessoas em Santa Maria

Geral